A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 contará com a participação inédita do Mirassol e o retorno do Sport Club Recife e do Ceará. As três últimas vagas na elite do futebol brasileiro foram definidas com muita emoção na noite deste domingo (24). O líder Santos, que já havia garantido o acesso com duas rodadas de antecedência, confirmou o título de campeão da Série B nesta noite, somando 68 pontos, seguido de Mirassol (67), Sport (66) e Ceará (64).
O maior placar da noite foi conquistado pelo Sport, que retorna à primeira divisão do futebol nacional após três anos na Segunda Divisão. O Leão entrou em campo na Ilha do Retiro ocupando a quinta posição na tabela, com 63 pontos, empatado com o Ceará, mas com uma vitória a mais que o time cearense.
Apesar da situação difícil, os mandantes saíram vitoriosos: derrotaram o já classificado Santos por 2 a 1, com gols do atacante Lucas Lima – um deles de pênalti. Wendel Silva diminuiu para o Peixe. O placar poderia ter sido ainda mais favorável ao Sport, não fosse o meio-campista Barletta perder uma penalidade aos 39 minutos do segundo tempo, que foi defendida pelo goleiro Brazão.
O primeiro time a marcar nesta noite foi o Mirassol. Jogando em casa contra a Chapecoense (15ª colocada), o time do interior paulista abriu o placar com Yuri Castilho aos 15 minutos do primeiro tempo. Os paulistas controlaram o jogo até o apito final e comemoraram o acesso histórico à Série A. Paralelamente, dois times visitantes que precisavam vencer fora de casa – Novorizontino (3º) e Ceará (4º) – estavam empatados em 0 a 0 no primeiro tempo. O cenário favorecia o acesso da equipe paulista, que enfrentava o Goiás na Serrinha. No entanto, Paulo Baya marcou aos 37 minutos do segundo tempo para o time goiano e selou a vitória dos donos da casa, por 1 a 0, frustrando o acesso do Novorizontino à Série A de 2025. O resultado na Serrinha foi decisivo para o retorno do Ceará à elite do futebol brasileiro. O Vozão ficou no 0 a 0 com o Guarani, último colocado na tabela, jogando no Brinco de Ouro, em Campinas.
Além do Guarani, que terminou na lanterna com apenas 33 pontos, outros três times foram rebaixados para a Série C de 2025: Brusque (19º), com 36 pontos; Ituano (18º), com 37 pontos; e Ponte Preta (17º), com 38 pontos.