Na noite de quinta-feira, 21, foi realizada uma audiência pública no plenário Carmen Lúcia, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, para discutir a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia. A audiência foi proposta pelo mandato do vereador Ivan Cordeiro (PL) e contou com a presença de várias autoridades, como a prefeita Sheila Lemos, o deputado estadual José Henrique Viana, o presidente da UPB, José Henrique (Quinho), o inspetor-chefe do CREA-BA em Conquista, Raoni Correia, Antônia Bezerra, da FIEB, Matheus Silveira, professor e cientista político, além de empresários, políticos e representantes da sociedade civil.
Ivan Cordeiro deu início à discussão explicando que o objetivo do evento era promover um debate democrático sobre as possibilidades de institucionalização de um modelo de integração intermunicipal. Ele destacou que o modelo visa o desenvolvimento econômico e social de uma região com cerca de 2 milhões de habitantes. “É importante ressaltar que o Estatuto da Metrópole de 2015 estabelece diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções metropolitanas”, afirmou.
O parlamentar enfatizou ainda que com a criação da região metropolitana, o Estado será instigado a assumir novas responsabilidades de investimento nos municípios que a compõem. Além disso, ele acredita que isso resultará em um cenário em que as emendas parlamentares serão elaboradas de forma estratégica para fortalecer o desenvolvimento regional. Ivan Cordeiro finalizou informando que o projeto contempla 34 municípios, que juntos somam mais de 1 milhão de habitantes.