Brumado viveu uma noite histórica na última quarta-feira (10) com o lançamento do livro “Afropedagogia: infantil para educadores”, realizado na Escola CMEAS. A obra, escrita pela Profa. Ma. Valdirene Aragão Rocha, é fruto de sua pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino Linguagem e Sociedade, UNEB Campus de Caetité, sobre práticas antirracistas na Educação Infantil, desenvolvida na Escola Municipal Américo Zizico Umburanas, em Brumado.
O livro nasceu da relevância do estudo acadêmico, que investigou como práticas pedagógicas podem fortalecer a autoestima das crianças negras, promover o respeito às diferenças e garantir que a lei seja, de fato, aplicada no cotidiano escolar.
A Prefeitura de Brumado tornou-se a primeira da região do Sertão Produtivo a adotar oficialmente o livro nas creches e escolas municipais. Ao todo, 50 exemplares foram adquiridos para uso das unidades escolares.
A obra conta também com a colaboração de três professoras das redes municipais de Brumado e Aracatu, sendo Carina Ramos, Luciene Ribeiro e Nelcileide Ângelo, que reuniram experiências reais e construções pedagógicas inspiradas no trabalho diário com as crianças. O livro está dividido em três seções: Contos infantis negros, Brincadeiras, músicas e culinária, Identidade, mídia e África.
Além de fundamentação teórica, o material oferece sugestões práticas de atividades para que docentes e familiares possam trabalhar a temática racial desde as creches até o Fundamental I, ao longo de todo o ano letivo.
Durante o lançamento, educadores, gestores e familiares celebraram a chegada da publicação, vista como uma ferramenta essencial para promover uma educação mais justa, inclusiva e representativa. A noite reafirmou o compromisso de Brumado com a construção de práticas pedagógicas que acolhem, valorizam e reconhecem a identidade de todas as crianças.




