Por causa do frio intenso, cerimônia será em local fechado
No contexto das expectativas globais, o presidente eleito, Donald Trump, assume hoje (20) pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos. Ele sucede Joe Biden, que o derrotou nas eleições de quatro anos atrás. A cerimônia de posse terá início às 8h (horário de Brasília), com apresentações musicais previstas para as 11h30.
Devido ao intenso frio que atinge Washington D.C., a posse será realizada em um local fechado, e o desfile acontecerá em uma arena esportiva. Trump solicitou que seu discurso de posse fosse feito na Rotunda do Capitólio. Durante a campanha eleitoral, o presidente eleito sofreu um atentado, sendo atingido de raspão por um tiro disparado por um jovem durante um comício em Butler, na Pensilvânia.
O discurso de posse de Trump pode antecipar o tom de seu segundo mandato. Nas últimas semanas, ele gerou desconforto entre aliados internacionais ao mencionar planos de tomar o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá, além de sugerir transformar o Canadá em um estado americano.
Polêmicas
O novo governo de Donald Trump está revisando a ideia de realizar deportações em massa em Chicago na próxima semana, após o vazamento de informações sobre a operação. Tom Homan, ex-diretor interino da Imigração e Alfândega dos EUA, afirmou ao Washington Post no sábado (18) que ainda não houve uma decisão final sobre a ação. “Estamos analisando o vazamento e tomaremos uma decisão com base nisso”, disse Homan.
Autoridades e defensores dos direitos humanos haviam informado que o governo de Trump iniciaria operações em várias cidades dos EUA logo após sua posse, com Chicago sendo considerada a primeira. Dulce Ortiz, presidente da Coalizão de Illinois para os Direitos dos Imigrantes e Refugiados, relatou à Reuters que cerca de 200 agentes de imigração seriam destacados para a área de Chicago, com o objetivo de abordar pessoas indo para o trabalho ou começando o dia.
A Reuters também mencionou que operações semelhantes ocorreriam em Nova York e Miami. O Wall Street Journal revelou na sexta-feira (17) que a Imigração e Alfândega planejava uma operação de uma semana em Chicago com centenas de agentes.
Na noite de sexta-feira, executivos do setor de criptomoedas celebraram a proximidade da posse de Trump, que prometeu mudanças significativas na política relacionada a esse mercado. Após anos de tensões com os reguladores de Washington, executivos de empresas como Crypto.com, Kraken e Exodus se reuniram em uma festa no histórico Andrew W. Mellon Auditorium, em Washington, onde dançaram ao som do rapper Snoop Dogg.
Com informações das agências Reuters e Lusa