O presidente Lula (PT) teve alta da UTI nesta sexta-feira (13) e seguirá recebendo cuidados “semi-intensivos” no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Apesar de deixar a unidade de terapia intensiva, o petista de 79 anos permanecerá no mesmo quarto do hospital. Segundo o boletim médico, Lula segue lúcido, alimenta-se normalmente e caminhou pelos corredores.
Na quinta-feira (12), Lula passou por um procedimento complementar a uma cirurgia realizada para drenar um hematoma no crânio. O procedimento foi preventivo para evitar novos sangramentos, como o que levou o presidente a ser solicitado a uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira, 10, após sentir fortes dores de cabeça em Brasília.
Sangramentos é “estatisticamente desprezível”
A equipe médica, liderada pelo médico Marcos Stavale, garantiu que o risco de novos sangramentos é “estatisticamente desprezível”. O médico também destacou que Lula está “neurologicamente perfeito”, sem sequelas, e está se recuperando bem. Contudo, foi recomendado que o presidente mantivesse um “repouso relativo” após a alta hospitalar.
Os médicos informaram que o dreno intracraniano foi retirado com sucesso na quinta-feira, sem intercorrências. Embora a recuperação seja positiva, Lula deve evitar visitas, exceto da família. A previsão é que ele deixe o hospital e retorne para Brasília na próxima semana.