As eleições desse ano na cidade de Caraíbas para escolha do chefe do Executivo Municipal, na região sudoeste, foi uma das mais acirradas da Bahia.
Renatinho (PP) recebeu 53,45% dos votos válidos e derrotou o candidato Clóvis Meira (PSD) que obteve 46,55% votos. Clóvis fazia parte do grupo político do atual prefeito Jones Coelho (PSD) que está concluindo o seu 2º mandato.
Jones é filho do ex-prefeito Lourinho.
A vitória do grupo de Renatinho colocou um fim nos longos anos de atuação e gestão da Prefeitura Municipal de Caraíbas realizada pelo grupo da família de Lourinho.
Em entrevista ao Blog do Sena, Renatinho revelou que a sua vitória não foi surpresa, mas a confirmação do desejo de mudança da população.
“Não foi uma surpresa, o município sentia a necessidade de mudança até porque já existe um desgaste natural do ex- gestor e da família dele e a gente veio com um nome novo. Até porque a gente é do segmento de administração e a cidade acredita no nosso potencial e nos deu essa oportunidade. Vamos fazer valer e vamos entregar um grande mandato, sem dúvidas, para o município de Caraíbas”, disse.
Com apenas 35 anos de emancipação política, Caraíbas teve à frente do município o grupo político da família do atual prefeito. Por isso, para Renatinho, a disputa foi tão acirrada.
“No nosso município é uma política diferenciada da região sudoeste. Nosso município tem 35 anos de emancipação política e 27 anos está na mão da mesma família. Então, eles aprenderam o caminho de como fazer política, deixando a nossa cidade, infelizmente, com índice precário, o IDH- Índice de Desenvolvimento Humano-, e quanto mais a cidade fragilizada, melhor para eles. Mas, o pessoal entendeu a nossa mensagem e a gente vem com um tempo novo para Caraíbas”, explicou Renatinho.
Segundo ele, para governar a cidade, é preciso buscar apoio do governador, Jerônimo Rodrigues (PT), com o objetivo de trazer mais melhorias para a população da cidade.
“Estamos na parte de transição, fazendo essa primeira etapa e conversando com os chefes de governo, com o governador, até porque nós vamos precisar dessa parceria e nossa obrigação é buscar recursos para melhorar a vida do nosso povo”, contou.