Projeto conta com o apoio das companhias aéreas, que vão disponibilizar bilhetes a esse preço para ocupar assentos ociosos nos voos
O programa Voa Brasil, que irá ofertar passagens aéreas de até R$ 200 por trecho, foi lançado nesta quarta-feira (24) em Brasília. Após um ano de atraso, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o projeto será o maior programa social da aviação do mundo. Inicialmente voltado para aposentados, a iniciativa visa facilitar o acesso ao transporte aéreo no país. Anunciado desde março de 2023 e adiado algumas vezes, o programa finalmente sai do papel, beneficiando cerca de 23 milhões de aposentados.
A primeira fase não incluirá alunos do Prouni, como inicialmente planejado. O governo quer avaliar o impacto antes de expandir o público-alvo. As passagens serão vendidas através de um site específico, onde o aposentado poderá verificar disponibilidade e fazer a compra diretamente com as companhias aéreas. O governo afirma que não haverá uso de dinheiro do orçamento federal para subsidiar as passagens. O programa conta com o apoio das companhias aéreas, que vão disponibilizar bilhetes a esse preço para ocupar assentos ociosos nos voos.
Para participar, é necessário o usuário ter uma conta no site oficial do governo. Após este processo, os compradores terão que acessar a plataforma do programa ou os sites das companhias, onde haverá um link para o direcionamento. Um dos requisitos necessários consiste em ser aposentado do INSS ou não voar há, no mínimo, um ano. O pagamento é feito diretamente para a empresa, sem intermediação do governo.
Créditos: Agência Brasil