Nesta terça-feira, dia 2 de julho, no SoFi Stadium, em Santa Clara, nos Estados Unidos, Brasil e Colômbia se enfrentaram pela última rodada do Grupo D da Copa América e empataram em 1 a 1. Assim, os colombianos terminaram como líderes da chave e a Canarinho em segundo.
Classificada e líder da chave com seis pontos, a Colômbia vinha de uma vitória por 3 a 0 sobre a Costa Rica, que praticamente eliminou o time centro-americano da competição. Já o Brasil vinha de sua primeira vitória na competição, batendo o Paraguai por 4 a 1 e chegando aos quatro pontos, entrando em campo como více-líder do grupo D.
Precisando vencer para assumir a liderança do grupo, o Brasil foi para cima e abriu o marcador aos 11 minutos. Raphinha cobrou falta com muita categoria, de perna esquerda, no ângulo de Vargas, que chegou a encostar na bola, mas não evitou o gol: 1 a 0 para a Canarinho.
A Colômbia tentou reagir, chegou a balançar as redes aos 18 minutos, com Sánchez, mas foi marcado impedimento. Em seguida, a Seleção Cafetera abusou dos lances bruscos, violentos até em algumas oportunidades, gerando cartões.
Aos 42′, os brasileiros pediram pênalti em Vini Jr, que não foi marcado. E aos 47 minutos, a Colômbia empatou. James entregou no pivô para Cordoba, que enfiou ótima bola para Muñoz. O lateral chegou finalizando de chapa e deixou tudo igual em Santa Clara.
No segundo tempo, a Colômbia voltou melhor. Não deixava o Brasil sair jogando com facilidade e, quando tinha a bolava, ia tocando de pé em pé, tentando envolver o adversário. Os brasileiros não conseguiam combater o jogo colombiano, só na reta final é que tentaram algo e, assim, a partida terminou empatada em 1 a 1.
Nas quartas, a Colômbia, primeiro lugar do Grupo D, joga no dia 6 de junho sábado, às 19 horas, no State Farm Stadium, em Glendale, contra o Panamá, vice-líder do Grupo C. No mesmo dia, só que às 20 horas, o Brasil, como segundo do Grupo D, encara o Uruguai, primeiro do C, Las Vegas.