Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21) revela que a maioria dos brasileiros teme mais um possível retorno de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República do que a continuidade do atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados afirmaram ter mais medo da volta de Bolsonaro ao poder, enquanto 39% demonstraram receio em relação à permanência de Lula no cargo.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e está inelegível até 2030, após condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado representa uma mudança em relação à pesquisa anterior, divulgada em julho, quando houve empate técnico: 44% temiam o retorno de Bolsonaro, e 41%, a continuidade de Lula.
Nos meses anteriores, Bolsonaro também aparecia como o principal motivo de preocupação entre os eleitores. Em maio, 45% dos entrevistados disseram temer mais o ex-presidente, contra 40% em relação a Lula. Em março, os números foram 44% e 41%, respectivamente.
A pesquisa mostra ainda que 8% dos entrevistados declararam temer igualmente ambos os líderes — número que tem crescido: era 3% em julho, 7% em maio e 6% em março. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder, e 2% afirmaram não ter medo de nenhum dos dois.
O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 13 e 17 de agosto, com 12.150 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.




