27.9 C
Maetinga
InícioPREVISÃO DO TEMPOMeteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

Há baixo risco de corte de energia e de queda de árvores

O fim de semana será marcado por condições climáticas favoráveis à ocorrência de chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. De acordo com o boletim divulgado hoje (22) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília, um alerta de chuvas intensas foi emitido para uma extensa área, abrangendo o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.

Nessas regiões, espera-se que a chuva atinja volumes de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 a 100 mm/dia, acompanhada de ventos fortes de 60 a 100 km/h. Existe o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Além disso, o Inmet prevê chuvas com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem atingir até 60 km/h. As pancadas de chuva devem afetar o Acre, Amazonas, sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Áreas do Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro também devem registrar precipitações com volumes semelhantes.

Risco reduzido

Para algumas regiões, o risco de danos é menor. Embora se espere chuva com volumes de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, o risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos e alagamentos é reduzido, com a possibilidade de ventos que podem alcançar até 60 km/h.

O Inmet também emitiu um alerta sobre o acúmulo de chuvas no litoral sul de São Paulo, todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nesses locais, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Embora o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos seja baixo, as autoridades locais devem permanecer atentas a essas condições.

Zona de Convergência do Atlântico Sul

No leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano e até Sergipe, o Inmet prevê que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se forme a partir de sábado (23), com possibilidade de persistir até terça-feira (26). Essa formação pode resultar em volumes expressivos de chuva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
spot_img

POPULARES