27.9 C
Maetinga
InícioBrumadoBrumado confirma primeira morte por dengue em 2024.

Brumado confirma primeira morte por dengue em 2024.

Os casos de dengue continuam aumentando na cidade de Brumado.

De acordo com o coordenador de endemias da Vigilância Epidemiológica Municipal, Fábio Azevedo, o município possui atualmente 1365 casos notificados, sendo 323 casos confirmados de dengue clássica, 26 de dengue com sinais de alerta e 1 de dengue grave.

Além disso, há 1 óbito confirmado e 1 óbito em investigação. Ao site Achei Sudoeste, o coordenador acrescentou que 244 casos já foram descartados e 771 ainda estão aguardando o resultado da análise laboratorial.

“A dengue está generalizada”, pontuou.

O coordenador destacou que a Vigep tem realizado um intenso trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti, tanto na sede como na zona rural. No campo, em praticamente todas as áreas, a Vigep fez o bloqueio costal. Já na zona urbana, poucas áreas estão descobertas.

Para o coordenador, o trabalho de conscientização feito nas escolas, nas empresas e nas comunidades tem ajudado a aumentar a adesão da população para evitar a formação de possíveis focos dos mosquitos nas residências, através do descarte correto do lixo e da vedação das caixas e reservatórios de água.

“O mosquito se prolifera em água limpa e parada. Temos que ter a mobilização e o apoio da comunidade”, alertou.

Hoje, o índice de infestação do mosquito na cidade é acima de 2%, considerado alto, visto que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é abaixo de 1%. O número já caracteriza que Brumado vive uma epidemia de dengue.

Por: Achei Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
spot_img

POPULARES