27.9 C
Maetinga
InícioBrasilEnergia elétrica fica mais barata no Brasil com redução das bandeiras tarifárias

Energia elétrica fica mais barata no Brasil com redução das bandeiras tarifárias

A conta de luz dos brasileiros vai ficar mais leve a partir deste mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma redução de até 37% nos valores das bandeiras tarifárias, que são cobradas quando a geração de energia fica mais cara.

As bandeiras tarifárias funcionam como um semáforo, indicando o custo da energia em cada momento. Quando as chuvas são escassas e as usinas hidrelétricas produzem menos, a Aneel acende as bandeiras amarela ou vermelha, que significam um acréscimo na tarifa. Por outro lado, quando há abundância de água nos reservatórios e as hidrelétricas operam em plena capacidade, a Aneel aplica a bandeira verde, que não tem custo extra.

Desde abril de 2022, o Brasil está sob a bandeira verde, graças ao cenário favorável para a geração de energia. A última vez que as bandeiras amarela ou vermelha foram acionadas foi em 2021, por causa da crise hídrica que afetou o país. Com a decisão da Aneel, os consumidores vão pagar ainda menos pela energia, caso as bandeiras voltem a mudar de cor. Por exemplo, se a bandeira amarela for acionada, o valor extra será de R$ 0,62 por 100 kWh, uma redução de 37% em relação ao valor anterior, que era de R$ 0,99.

A Aneel explicou que a redução nos valores das bandeiras é possível por causa da melhora nas condições dos reservatórios das hidrelétricas nos últimos dois anos. A agência também destacou que a medida vai beneficiar os consumidores e contribuir para a modicidade tarifária, que é um dos princípios do setor elétrico brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
spot_img

POPULARES