“Os paus de arara fazem parte da cultura desses locais. O próprio presidente Lula contou que migrou de pau de arara ao sair do Nordeste”, disse Guimarães, autor do projeto
Nesta terça-feira (1), em Brasília, o presidente Lula sancionou, durante cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei 3.643/15, de autoria do deputado federal e líder do governo José Guimarães (PT) que reconhece o transporte de pau de arara como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
O evento teve a presença de comitivas de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) e do município de Canindé, além de l[ideres religiosos, prefeito e ex-prefeito.
Os dois municípios cearenses são conhecidos internacionalmente pelas romarias ao Padre Cícero, em Juazeiro, e São Francisco das Chagas, de Canindé.
“Os paus de arara fazem parte da cultura desses locais. O próprio presidente Lula contou que migrou de pau de arara ao sair do Nordeste”, disse Guimarães.
ENTENDA: ????
Pra quem não entende o que significa tornar algo Patrimônio Cultural, vou tentar desenhar. A lei não regulamenta esse transporte da “miséria” como alguns estão citando. Mas torna algo, que foi imprescindível para construção das cidades do Sul e Sudeste do país.
Pessoas que deixaram sua Terra natal e empenharam sua mão de obra para construção das grandes cidades do país, tornando essas regiões, o que elas são hoje e que por certo não seriam as mesmas, sem o empenho desses retirantes.
Portanto, nada mais justo do que tornar sim símbolo da cultura brasileira!!