O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na dianteira da corrida eleitoral para 2026, conforme indica a mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). O levantamento mostra que, nos cenários simulados de segundo turno, Lula supera todos os possíveis adversários.
Além disso, os dados indicam uma recuperação na imagem do atual governo entre os eleitores.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios, entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Nos principais cenários de segundo turno, Lula aparece com 45% das intenções de voto contra 33% de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em comparação com o levantamento anterior, realizado em setembro — quando Lula tinha 43% e Tarcísio, 35% — a diferença entre os dois candidatos aumentou de 8 para 12 pontos percentuais.
O petista também vence os demais nomes testados: contra Ciro Gomes (PDT), o placar é 41% a 32%; frente a Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, Lula obtém 44% ante 31%; contra Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, o resultado é 47% a 32%; e diante de Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, Lula marca 46% contra 31%. Já contra Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, a vantagem é ainda maior: 45% a 22%.
No confronto direto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula vence por 46% a 36%. Ele também supera outros nomes ligados ao bolsonarismo: contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o placar é 46% a 31%; e contra Michelle Bolsonaro (PL), 46% a 34%.




