27.9 C
Maetinga
InícioBrasilPEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

Na noite desta terça-feira (16), a Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou em dois turnos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe maiores restrições à tramitação de processos criminais contra deputados e senadores, inclusive dificultando o cumprimento de mandados de prisão.

O texto-base da proposta, que precisava do apoio de pelo menos 308 dos 513 parlamentares, foi aprovado no primeiro turno com 353 votos favoráveis. Outros 134 deputados se posicionaram contra, e houve uma abstenção.

Cerca de duas horas depois, por volta das 23h30, a PEC foi novamente aprovada no segundo turno, com 344 votos a favor e 133 contrários. Para agilizar a tramitação, foi aprovado um requerimento que dispensou o intervalo regimental de cinco sessões entre os dois turnos de votação.

Segundo a proposta, qualquer ação penal contra parlamentares só poderá ser iniciada mediante autorização prévia, aprovada por maioria absoluta, em votação secreta, pela respectiva Casa Legislativa. Além disso, a PEC estende o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF) aos presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
spot_img
spot_img

POPULARES