No mês passado, Alexandre de Moraes determinou a extradição dos brasileiros investigados que estavam na Argentina
A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão para os 61 brasileiros foragidos após participação nos ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. A apuração é da Folha de S. Paulo.
Segundo o jornal, a decisão é do chefe da 3ª Vara Federal, juiz Daniel Rafecas. Até o momento, já há dois brasileiros detidos em território argentino.
No mês passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a extradição de brasileiros investigados por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro da Argentina. A determinação atendeu a pedido da Polícia Federal.
Os investigados violaram tornozeleiras eletrônicas e deixaram o Brasil por terra. A Polícia Federal chegou a recuperar parte dos foragidos em junho, como parte da Operação Lesa Pátria.
Pelo Acordo de Extradição entre os Estados Partes do Mercosul, Brasil e Argentina, signatários do acordo, se obrigam a entregar, reciprocamente, pessoas que “se encontrem em seus respectivos territórios e que sejam procuradas pelas autoridades competentes de outro Estado Parte”.